Publicado por felipe skupien
Gostou do artigo? Compartilhe!

VARIZES PÉLVICAS (Síndrome de Congestão pélvica)

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

VARIZES PÉLVICAS (Síndrome de Congestão pélvica)

- O que são?

Veias dilatadas dentro da pelve na região em torno do útero e ovários, causando desconforto na pelve, que por vezes deixam varizes salientes na região genital e eventualmente podem formar também varizes de membros inferiores.

- Quais os sintomas?

As varizes pélvicas podem causar a síndrome da congestão pélvica: um conjunto de sintomas caracterizados por dor pélvica crônica (duração de mais de 6 meses) não justificada por outras doenças pélvicas, com períodos de piora intensa nos périodos menstruais, com desconforto e dor na relação sexual e algumas vezes acompanhadas de sintomas urinários (ex: urgência para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção, necessidade de urinar repetidas vezes e durante a noite).

Também é comum a ocorrência de hemorroidas associado ao quadro de varizes pélvicas.

- Como é o tratamento?

O tratamento pode ser clínico (com uso de medicamentos), porém é cada vez mais comum o tratamento das varizes pélvicas através de embolização.

Neste tipo de tratamento, através de uma pequena punção - realizado na região inguinal ou no braço - é realizado cateterismo que permite a oclusão (o fechamento) das varizes pélvicas sem necessidade de cirurgia aberta (sem cortes), propiciando melhora dos sintomas, rápida recuperação e também rápido retorno às atividades cotidianas.

Dr Felipe Skupien CRM PR 25791 

Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular RQE 19850

Autor

Dr Felipe Jose Skupien

Dr Felipe Jose Skupien

Cirurgião Vascular, Ecografia Vascular com Doppler

Especialização em Título de Especialista em Angiorradiologia E Cirurgia Endovascular no(a) Sociedade Brasileira de Angiorradiologia E Cirurgia Endovascular (sbacv / Cbr / Amb ).